O Projeto Educativo é definido como “o documento que consagra a orientação educativa do agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais o agrupamento de escolas ou escola não agrupada se propõe cumprir a função educativa” (Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, artigo 9.º, número,1 alínea a)).
"Se ensinarmos os alunos de hoje como ensinámos os de ontem, estamos a roubar-lhes o amanhã."
John Dewey, filósofo e pedagogo norte-americano (1859 - 1952)
“…o mundo já não recompensa as pessoas apenas por aquilo que sabem (…) mas por aquilo que conseguem fazer com isso.”
Andreas Schleicher, diretor do departamento de Educação e Competências da OCDE
(Anexo I) - Regulamento da Constituição de Turmas |2024-2025
(Anexo II) - Critérios de Distribuição de Serviço e Elaboração de Horários |2024-2025
(Anexo III) - Calendário Escolar |2024-2025
Avaliação Projeto Educativo 2018-2021 (Conselho Geral em 2022-05-10)
O Regulamento Interno constitui, nos termos do n.º 1 do artigo 9.º do Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, com as alterações do Decreto-Lei n.º 137/2012, de 2 de julho, um dos instrumentos do exercício da autonomia do Agrupamento de Escolas Templários, contribuindo para a afirmação e valorização da identidade desta instituição escolar. Simultaneamente, pretende reforçar a participação das famílias e da comunidade envolvente na promoção do sucesso educativo e na integração social dos discentes.
Regulamento Interno 2021-2025 (versão julho 2023)
O Quadro de Mérito, criado de acordo com as alíneas d), e) eh) do n.º 1 do Artigo 7.º e do Artigo 9.º da Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, é um mecanismo de incentivo e prémio, através da distinção dos alunos que mais se destacam em várias áreas: académica, cívica, cultural e desportiva, em cada ano letivo.
Regulamento Quadro de Mérito (versão maio|2023)
O Referencial de Avaliação do Agrupamento de Escolas Templários tem em conta o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, as Aprendizagens Essenciais, homologadas através dos Despachos n.os 6944 -A/2018, de 18 de julho, 8476-A/2018, de 31 de agosto, 7414/2020, de 17 de julho, e 7415/2020, de 17 de julho, a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e os perfis profissionais/referenciais de competência, quando aplicável.
Referencial de Avaliação AET 2024-2025
Anexo 1 - Pré-Escolar
Anexo 1 - Ensino Básico:
Anexo 1 - Ensino Secundário:
Secundário Científico-Humanístico
Secundário Profissional
Técnico(a) de Informática-Sistemas
Técnico(a) de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Formação em Contexto de Trabalho e Prova de Aptidão Profissional
O presente documento define as linhas orientadoras a adotar pelo agrupamento na organização e realização das visitas de estudo e outras atividades lúdico-formativas, a desenvolver fora do espaço escolar, em conformidade com o Despacho n.º 6147/2019 de 04 de julho do 2019.