Voltar à listagem
14.6.2024
21 de junho, Dia Europeu da Música | Batida de Lisboa - Proposta PNC

21 de junho, Dia Europeu da Música | Batida de Lisboa - Proposta PNC

O Dia Europeu da Música celebra-se anualmente a 21 de junho. Esta celebração começou por iniciativa do então ministro da cultura francês, Jack Lang, em 1982, que idealizou um dia consagrado à Música, onde esta seria celebrada nos mais diversos locais, como ruas, praças, parques, terraços, jardins, montras de comércio, coincidindo este dia com o solstício de verão. Hoje, o fenómeno propagou-se muito para além das fronteiras da Europa, uma vez que a Música é celebrada em 120 países dos cinco continentes numa “Festa da Música”, que abarca todos os géneros musicais, do jazz à música popular, que chegam ao público de forma gratuita, aproveitando o bom tempo que é costume ocorrer nesta época, o início do verão. A Música, além de se constituir como uma forma de expressão artística, é também uma componente fundamental no Cinema.

 

A proposta de filme que se apresenta, a partir da plataforma de streaming do PNC, surge na sequência da Revolução dos Cravos e da Descolonização, tendo Portugal acolhido famílias, muitas delas de origem africana, que, por diferentes motivos, ficaram em Portugal. Essa realidade transformou a Grande Lisboa no território multicultural que hoje reconhecemos. Para lá do trauma, é todo um panorama cultural que ganha forma e esse é o desafio de Batida de Lisboa. O filme explora as vivências de afrodescendentes na Grande Lisboa e valoriza elementos como o novo ambiente de experiências musicais, de tolerância, de convívio multicultural e do respeito democrático que deve ser estimulado na relação entre gentes e culturas.

Sinopse:

A dupla portuguesa Rita Maia e Vasco Viana apresenta neste documentário uma viagem pelos subúrbios da capital. Os realizadores dão-nos a conhecer a vida de uma série de músicos que se debatem com diversas questões identitárias, e que vivem numa cidade que nem sempre lhes dá o devido reconhecimento. Aqui encontramos diferentes gerações e origens, de Angola a São Tomé, de Cabo Verde à Guiné-Bissau, representadas por antigos músicos de renome e jovens produtores cheios de energia.

Trailer: https://youtu.be/1hk5kJumT2E?si=FleTAzGpkXforaid

Voltar à listagem