Voltar à listagem
29.4.2022
25 de abril na Jácome Ratton

O Agrupamento de Escolas Templários não ficou indiferente à data histórica do derrube do fascismo e restauro da liberdade em Portugal, que permitiu a construção da democracia em que vivemos.

 

A comemoração, no dia 25 de abril, constou de um sublime concerto realizado no auditório da Escola Jácome Ratton pelo Coro Misto da Associação Canto Firme e direção artística do conhecido maestro tomarense António Sousa.

 

As vozes dos mais de 40 coralistas e quatro solistas (Mariana Prino, Tomás Santos, Âzadéh Éhssân e Tiago Santos) síncronas aos acordes do pianista Alexandre Kuklin, interpretaram 13 belas canções de índole heroica de vários autores que, manifestamente, deleitaram os presentes.

 

Devido à sua extensão, o concerto foi dividido em duas partes e, a dado momento, a plateia foi convidada a prestar um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da guerra na Ucrânia.

 

Perto do final todos os presentes vibraram com o conhecido e fantástico “Acordai” de José Gomes Ferreira e música de Fernando Lopes Graça.

 

Será que um espetáculo desta índole comemorativa poderia terminar sem se cantar o “Grândola, Vila Morena” ?  Claro que não !  E a música símbolo da revolução dos Cravos, soou forte com a participação espontânea do público, não só na sala com no palco, em comunhão com o Coro da Canto Firme.

 

Todos estão de parabéns, pois o 25 de abril de 2022, dia em que a democracia superou a ditadura também em extensão temporal, será inesquecível no Agrupamento de Escolas Templários, em especial para quem esteve presente no auditório da Escola Secundária de Jácome Ratton.

 

Voltar à listagem