9.ª Semana Cultural | Dois dias dedicados ao Cinema
Foram dois dias em que os alunos do AET usufruíram de sessões de cinema durante a 9.ª Semana Cultural que decorreu nos dias 3 e 4 de junho.
As Aventuras do Lobinho Cinzento - Na Primavera, No Verão, No Outono e No Inverno, fizeram as delícias do público mais novo. Assistiram a inúmeras peripécias e foram confrontados com grandes desafios, só ultrapassados com o poder dos sonhos e da imaginação.
Da programação para o 1.º Ciclo foi feita uma seleção de curtas-metragens de animação: “Lago”, “O Agricultor João”, “O Ganso” e “Sabaku, o pássaro à procura de um novo amigo”. Estiveram presentes temáticas como a aceitação da diferença, como enfrentar o medo e a busca de um sonho.
Houve tempo e espaço para a reflexão conjunta e a realização de diferentes propostas de atividades pedagógicas, explorando a criatividade e cruzando o currículo, que ficaram ao critério dos docentes.
Para os alunos do 2.º Ciclo foram exibidos seis filmes de animação onde a união, o sonho, os maus tratos, as memórias e a saudade, proporcionaram momentos de debate que ajudaram a refletir sobre assuntos fundamentais para o seu crescimento enquanto seres humanos e cidadãos conscientes.
O filme “SOS: Salvem a nossa Escola” foi escolhido para o 3.º ciclo por abordar um tema relevante, a diversidade social. Em formato de comédia, o público foi confrontado e convidado a refletir sobre questões sociais e de cidadania tão importantes e que estão cada vez mais presentes na nossa sociedade.
Na sessão destinada aos alunos do ensino Secundário tivemos o privilégio de contar com a presença do realizador Cláudio Jordão na apresentação de três das suas obras: “Conto do Vento”, “A Tua Vez” e “A Espuma e o Leão”. Após o visionamento seguiu-se uma conversa sobre a obra e universo imagético de Cláudio Jordão com a participação de convidados. No final houve ainda a votação para seleção do filme eleito pelo público.
Estas atividades só foram possíveis com o apoio dos parceiros do PNC: Margarida Mateus (Plano Extraordinário - Cineclube de Tomar) e Nelson Martins (Kinostrum - Associação Cultural Fílmica) bem como da já habitual cedência de espaços por parte da CMT.