Voltar à listagem
29.4.2024
AET traz filme “Clandestina” ao Cineteatro Paraíso

AET traz filme “Clandestina” ao Cineteatro Paraíso

Segunda-feira dia 22 de abril, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, alunos do Agrupamento e da Escola Profissional de Tomar deslocaram-se ao Cineteatro Paraíso para assistir ao filme “Clandestina” estreado no dia 7 de março.

Com assinatura de Maria Mire, este documentário tem como ponto de partida a obra “Memórias de Uma Falsificadora - A Luta na Clandestinidade pela Liberdade em Portugal”, de Margarida Tengarrinha (1928-2023) que, durante o regime salazarista, se tornou falsificadora de documentos por motivos de militância política e que, por causa disso viveu anos na clandestinidade. A ação é transposta para os nossos dias e, apesar de a “voz-off” referir xilogravuras, materiais de fotografia ou selos brancos, vemos os atores a usar computadores, discos rígidos ou passaportes eletrónicos. Esse anacronismo tem uma função específica: transportar a dimensão política da clandestinidade das décadas de 1950 e 1960 para um possível equivalente contemporâneo. https://www.cm-evora.pt/eventos/clandestina-um-filme-de-maria-mire/

Na sessão estiveram presentes a Coordenadora Intermunicipal do Plano Nacional das Artes, Teresa Carriço e o representante da Kinostrum - Associação Cultural Fílmica, Nelson Martins. Em conjunto com os alunos e docentes, ficou a reflexão de que a conquista da liberdade só foi possível com o esforço individual e a ação coletiva na defesa de causas maiores e que o direito à liberdade traz o dever do respeito!

Voltar à listagem