Ágora: A voz dos alunos – Debate: “Como queremos a Escola?”
O Projeto Ágora nasce como um espaço dedicado a dar voz e protagonismo aos alunos, proporcionando um ambiente onde estes podem experimentar, criar e colaborar na construção de uma escola mais inclusiva e inovadora - uma verdadeira "Escola do Século XXI". Com um formato que valoriza a experimentação, o Ágora propõe-se ser um ponto de encontro para a expressão de ideias, promovendo a participação ativa dos estudantes.
No âmbito deste projeto, decorreu no dia 13 de novembro pelas 12:30 no átrio da Escola Secundária Jácome Ratton, um debate organizado pelo Professor António Clemente e moderado pela aluna Catarina Marques do 12ºH, com a participação dos seguintes membros da Associação de Estudantes: Francisco Brás (Presidente); Salomé Silva (Vice-presidente); Guilherme Matreno (Tesoureiro) e Teresa Trindade (Coordenadora do Departamento de Artes).
Previamente ao debate, e para ampliar a participação dos estudantes, foi disponibilizada uma caixa na reprografia para a recolha de opiniões, permitindo que todos pudessem manifestar o que pensam da escola e sugerir melhorias.
Durante o debate, os participantes discutiram diversos temas de interesse comum, refletindo sobre o ambiente escolar, as infraestruturas, os métodos de ensino e as iniciativas para melhorar a qualidade de vida e o seu sucesso académico.
A iniciativa foi bem recebida pelos alunos convidados, que se mostraram empenhados em partilhar as suas perspetivas sobre o que pode ser melhorado na escola, e também na valorização dos aspetos que consideram positivos.
Este primeiro encontro marcou o início de uma série de sessões cujo objetivo é ouvir diversos intervenientes da comunidade educativa, incluindo pais e Encarregados de Educação, os Voluntários Templários e os vários Coordenadores de Departamento, tentando compreender qual o sentimento em relação aos nossos estabelecimentos de ensino e aquilo que pretendemos mudar/melhorar, afim de promovermos a participação ativa de todos na vida escolar e na construção de uma comunidade educativa mais envolvente e colaborativa.