Voltar à listagem
10.5.2024
ApoiaR/Projeto MAIA_AET

ApoiaR/Projeto MAIA_AET

No dia 08 de maio de 2024, o Agrupamento de Escolas Templários - Tomar (AET) participou no Encontro Aberto – Comunidade de Aprendizagem Lisboa e Vale do Tejo, no âmbito do Projeto MAIA (Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica) e do Programa ApoiaR (Apoiar as Práticas e Observar a Inovação – Avaliação em Rede), que decorreu no Cinema-Teatro Joaquim d´Almeida, no Montijo.

O AET está envolvido no Projeto MAIA desde 2019/2020 e foi um dos dez agrupamentos da área de Lisboa e Vale do Tejo selecionado para integrar o Programa ApoiaR.

Durante o presente ano letivo, o AET participou e dinamizou diversas atividade (tertúlias, visitas de estudo…) no âmbito do supracitado Programa, nomeadamente no domínio da avaliação pedagógica enquanto processo ao serviço do ensino e da aprendizagem, partilhando experiências com outras escolas do país.

Assim, este Encontro Aberto foi o culminar de um processo em que muito nos orgulha termos participado. Alunos, professores e diretores deram o seu testemunho e disseminaram uma partilha de experiências, temáticas e problemáticas, e de vivências escolares que promoveram aprendizagens e melhoria de práticas.

Destacamos a participação de duas alunas do AET, a Beatriz Ribeiro – do 9.ºA da Escola Básica Integrada Santa Iria – e a Carolina Ferreira – do 12.ºB da Escola Jácome Ratton – , que a convite da Equipa Central do Programa ApoiaR participaram numa mesa-redonda subordinada à temática “As Vozes das Escolas sobre avaliação pedagógica” juntamente com alunos de outras escolas do país. A seleção destas alunas muito nos honrou e o seu contributo foi de excelente qualidade e reconhecido por todos os envolvidos. Dar voz aos alunos é imperativo, com eles faremos ainda melhor!

Como mediadora do Programa Apoiar, e em nome do AET, reitero a importância de continuarmos a dar voz a todos (especialmente aos nossos alunos) e a partilhar experiências, que nos possam ajudar a promover melhores aprendizagens.

O mais importante nas nossas escolas é que os alunos desenvolvam aprendizagens essenciais – conhecimentos, capacidades e atitudes – que os ajudem num futuro em constante mudança, daí o lema do nosso Projeto Educativo – “Projetar uma Escola Intemporal”.

Continuemos, este é o caminho!

https://youtu.be/Jwc8RcW-B7o

Voltar à listagem