BE CEC / Idalina Varino / Valdonas | KAMISHIBAI
Durante o mês de maio os alunos ouviram histórias nas bibliotecas escolares através de uma ferramenta diferente - o Kamishibai.
O Kamishibai significa “Teatro de Papel”, é um teatro de madeira e uma forma tradicional e muito popular de contar histórias no Japão. É originário de templos budistas japoneses e os monges usavam-no para transmitir histórias com lições de moral às populações mais desfavorecidas.
As histórias são feitas em folhas de papel, de formato grande, ajudando assim a alcançar um efeito mágico em torno da narrativa. É uma bela maneira de ensinar aos mais novos outras formas de contar as suas histórias e de estimular a sua criatividade.
Foram apresentados alguns contos tradicionais no Kamishibai, como o “Gato Sol”, o “Soldadinho de Chumbo” e “Porque há tantas pedras no fundo dos rios’”. Os alunos ainda tiveram oportunidade de manusear e perceber como funciona o Kamishibai.
Esta ferramenta fascinou os alunos, captou a sua atenção e alguns ainda tiveram oportunidade de contar as suas histórias manuseando este teatro japonês.