Voltar à listagem
22.5.2024
 BE CESP, JI Sala 2 | "As Flores Mágicas"

BE CESP, JI Sala 2 | "As Flores Mágicas"

Cabe à escola despertar nas crianças o espírito científico, promover o pensamento pela descoberta, desenvolver o pensamento lógico e levá-las a aprender experimentando. Como estamos na Primavera, a atividade desenvolvida pela educadora Ana Costa, começou com a visualização do vídeo: o poema “A Flor Amarela” de Cecília Meireles, poema que foi memorizado e declamado depois pela criançada da sala dois do Pré-escolar. 

Posteriormente, experienciou-se com estas crianças a experiência: “As Flores Mágicas”. Uma tina com água e várias flores de papel branco que foram pintadas a marcador e fechadas. Antes de colocar as flores dentro da tina, as crianças foram confrontadas com a questão: - O que irá acontecer?!

 Algumas responderam: - “A água vai ficar de muitas cores!”. Foi uma resposta assertiva. Mas iria acontecer mais coisas! As crianças colocaram dentro da tina, as flores fechadas e...

 Uau!! Que espetáculo! 

As flores de papel de várias cores “desabrocharam”! As crianças estavam encantadas! E continuaram a colocar mais flores…magia! Puderam então, observar que as “flores” abriam; a água passou de incolor a colorida e mais… as flores libertando toda a sua tinta, voltaram a ser apenas de papel de cor branca! Surpresa total! Depois das crianças estarem esclarecidas, concluíram a atividade com o registo sobre o que observaram e respetiva avaliação.

Registos que ficaram lindos! Os alunos divertiram-se imenso estando muito recetivos e participativos, avaliando assim positivamente, a atividade.

“As crianças são ‘cientistas ativos’ que procuram, constantemente, satisfazer a sua insaciável curiosidade sobre o mundo que as rodeia” (Reis, 2008, p.16). 

Voltar à listagem