BE CESP | Não foi Magia, foi Ciência!
Educar para a ciência não é transformar as crianças em “pequenos cientistas”, mas sim: fomentar, desde a mais tenra idade, a capacidade de observar, de questionar, de comparar e justificar, para estabelecer, a partir do vivido, do observado e do experienciado, patamares de conhecimento, provisório mas sustentado, que irão erguer a pouco e pouco a arquitetura concetual, analítica e estruturante que faz dos humanos seres pensantes, capazes de pensar cientificamente a realidade, isto é, de a interpretar com fundamento e de questionar com pertinência…” Fernandes (2013)
Com este propósito, a educadora Ana Costa experienciou com os alunos da sala 2 do Pré-escolar, experiências sobre eletricidade estática. A eletricidade estática é um tema fascinante que pode despertar o interesse das crianças pela ciência, de uma forma divertida e educativa.
Inicialmente, os adultos fizeram relatos de como noutros tempos foi viver sem eletricidade, a eletricidade dinâmica. Depois, falou-se sobre segurança elétrica em casa para prevenir acidentes, alertando para os perigos desta. Foi então hora de falar sobre a eletricidade estática e passar à atividade prática onde a criançada observou, executou experiências, concluiu e registou numa folha, as observações feitas e a respetiva avaliação. Produziram eletricidade estática utilizando um balão e esfregando-o num novelo de lã, fazendo girar um lápis em cima de uma garrafa com água; rolar uma lata; atrair pedaços de papel de seda; atrair os cabelos do colega e atrair uma cobra de papel.
As crianças ficaram de boca aberta! Como era possível?! Não foi magia, foi ciência!
Divertiram-se imenso estando muito recetivos e participativos, avaliando assim positivamente, a atividade.