Voltar à listagem
23.12.2022
BE EBI Santa Iria assinala centenário de Agustina Bessa-Luís

BE EBI Santa Iria assinala centenário de Agustina Bessa-Luís

 

Agustina Bessa-Luís (Maria Agustina Ferreira Teixeira Bessa) nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922. A sua infância e adolescência são passadas nesta região, cuja ambiência marcará fortemente a obra da escritora. Estreou-se como romancista em 1948, com a novela Mundo Fechado, tendo desde então mantido um ritmo de publicação pouco usual nas letras portuguesas, contando com mais de meia centena de obras consideradas de valor ímpar na língua e cultura portuguesas. É em 1954, com o romance A Sibila, que Agustina Bessa-Luís se impõe como uma das vozes mais importantes da ficção portuguesa contemporânea.

Representou as letras portuguesas em numerosos colóquios e encontros internacionais e realizou conferências em universidades um pouco por todo o mundo tendo sido distinguida com vários prémios, de salientar o Prémio Camões 2004, o mais alto galardão das letras em português, devido ao seu estilo absolutamente único, paradoxal e enigmático. Foi autora de peças de teatro e guiões para televisão e vários dos seus romances foram adaptados ao cinema.

As celebrações do centenário do nascimento de Agustina Bessa-Luís iniciaram-se no dia 15 de outubro em Amarante e no Porto e prolongar-se-ão até 15 de outubro de 2023 com um conjunto de iniciativas para valorizar e promover o legado artístico e cultural da escritora nortenha, bem como os seus vínculos territoriais.

A Biblioteca da EBI Santa Iria também assinalou esta efeméride com uma mostra documental.

https://sicnoticias.pt/cultura/2022-10-15-Cem-anos-de-Agustina-Bessa-Luis-5a8a8b86

Voltar à listagem