Cinema na Semana dos Direitos Humanos
9 a 13 de dezembro
O Dia Internacional dos Direitos Humanos é celebrado anualmente a 10 de dezembro.
Esta efeméride, a que o Plano Nacional de Cinema se associa, honra o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou a Declaração Universal dos Direitos do Homem, em 10 de dezembro de 1948, com o objetivo de promover a paz e a preservação dos direitos da humanidade, após os conflitos que vitimaram milhões de pessoas durante a 2.ª Guerra Mundial.
Valorizando a forma como o cinema tem abordado problemas de direitos humanos, o PNC propõe às escolas o visionamento de três obras cinematográficas muito particulares, que se focam precisamente na luta pela conquista dos direitos humanos, em diferentes dimensões.
- Lugar em Parte Nenhuma, 2016, de Bárbara de Oliveira e João Rodrigues (Melhor Curta de Estudantes Portuguesa, Festival Monstra, 2017). O racismo é o problema central abordado no filme que pode ser visto a partir do 1.º Ciclo do Ensino Básico;
- Gesto, 2011, de António Borges Correia (Prémio na categoria “Media” da II Gala da Inclusão 2011). A inclusão das comunidades surdas é o tema principal e o filme está classificado para maiores de 12 anos.
Flee - A Fuga, 2021, de Jonas Poher Rasmussen, uma longa-metragem de animação que recebeu vários prémios internacionais e que relata a história extraordinária de Amin, um refugiado do Afeganistão. O filme está classificado para maiores de 12 anos.
Todos os filmes mencionados encontram-se disponíveis na plataforma streaming e o filme Gesto está acompanhado de um dossiê pedagógico, da autoria da Professora Doutora Inês Gil. Deixamos aqui o link de acesso ao dossiê: https://pnc.gov.pt/18-gesto