Voltar à listagem
6.12.2022
Comemoração do Centenário do Nascimento de José Saramago | BE CESP

 “A Oliveira”

Com o objetivo de comemorar o Centenário do Nascimento de José Saramago em 16 de novembro de 2022, a Educadora Ana Costa apresentou e explorou o tema “A OLIVEIRA” aos alunos. Árvore esta, uma das paixões deste escritor.

Falou-se da terra onde nasceu José Saramago, Azinhaga do Ribatejo, e da relação de afetividade com esta espécie de árvore, fiel companheira do escritor. Falou-se da oliveira, da azeitona, do azeite, do olival, o que foi para ele começar a ler… e da casa onde vivia, “casa feita de livros”, segundo palavras de Saramago. Falou-se daquilo que ele mais gostava de fazer, dos seus passatempos preferidos (ler e escrever), do seu Prémio Nobel da Literatura, de algumas das suas obras escritas, da saudade e da decisão de levar uma oliveira para o jardim da sua casa, na ilha de Lanzarote e da grande alegria do escritor: a oliveira enraizou e cresceu.

Conversámos sobre a homenagem que as pessoas que viviam na ilha fizeram ao escritor, orgulhosas pela sua casa e pela sua oliveira: uma escultura em forma desta árvore, com as iniciais do seu nome, J e S.

A pequenada estava atenta e muito interessada!

Posteriormente, os nossos meninos foram todos maiores do que o seu tamanho e prestaram uma excelente homenagem a José Saramago que ficará na nossa e nas suas memórias. Eles deram asas à sua imaginação e decoraram “essa pequena escultura” em cartão, ”Arte com Saramago”.

A turma da sala 1 do Pré-escolar decorou-a colando “folhinhas de outono” em papel colorido. A turma da sala 2 do Pré-escolar decorou-a colando “caras”, que recortaram de revistas. Os alunos da turma do 1.º ano do Primeiro CEB recortaram de revistas as letras que já aprenderam e colaram-nas. Os meninos da turma do 2.º ano colaram folhinhas vermelhas de arbusto. A turma do 3.º ano desenhou, pintou e colou formas geométricas. Os meninos da turma do 4.º ano desenharam retratos, inspirados em foto do escritor.

Os trabalhos foram expostos num placar na Biblioteca Escolar, para serem apreciados por todos.

Estão TODOS de parabéns, porque os trabalhos ficaram lindos!

Vivam os meninos do Centro Escolar de S. Pedro!

 

“O talento ou acaso não escolhem, para manifestar-se, nem dias nem lugares”.

José Saramago

Voltar à listagem