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1.2.2024
Conselho Pedagógico sai da Escola para conhecer o Município 

Conselho Pedagógico sai da Escola para conhecer o Município 

No dia 24 de janeiro deste novo ano o Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas Templários não se realizou na sala onde habitualmente esta equipa se reúne protegida pelas paredes da Escola Secundária Jácome Ratton. Com efeito, nessa tarde de quarta-feira os professores deslocaram-se em peso à Casa dos Cubos, equipamento cultural de relevo na cidade de Tomar, onde se debateu a primeira ordem de trabalhos de 2024 durante aproximadamente duas horas e meia. 

A escolha deste espaço não foi acidental nem decorreu de qualquer falha ao nível das condições existentes na Escola para o efeito. É sim resultado da vontade da Direção do Agrupamento em prosseguir o trabalho que se tem vindo a fazer no sentido de se esbaterem fronteiras, de se promover a abertura da Escola à Comunidade e de, tanto quanto nos for possível, ir impactando positivamente o nosso km2. 

Sendo a Escola um lugar de conhecimento, onde se fomenta a curiosidade e se formam tanto os criadores como os espetadores, afigura-se como da maior pertinência despertar, entre a comunidade escolar, o interesse pelos lugares e recursos existentes no território em que habita. Reunir fora de portas é, assim, um pretexto para professores, técnicos e todas as chefias intermédias representadas no Conselho Pedagógico do Agrupamento conhecerem de forma mais profunda e extensiva os equipamentos culturais que têm ao seu dispor e que podem por ao dispor do seu trabalho educativo e da formação dos nossos alunos, contribuindo paralelamente para a consolidação dos hábitos de consumo cultural dentro da nossa comunidade educativa. 

Esta iniciativa resultou da articulação que vem sendo desenvolvida entre a Direção do Agrupamento, o Município de Tomar e as entidades gestoras dos equipamentos existentes no nosso concelho, esperando-se que, ao longo do ano, outros espaços ditos não convencionais possam acolher as reuniões regulares do Conselho Pedagógico colaborando na superior missão da Educação pública. 

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