Entre os dias 24 e 31 de janeiro, no átrio da Escola Secundária Jácome Ratton, esteve patente uma exposição denominada “Escritos de Outras Épocas” organizada pelo Centro Qualifica, tendo a mesma contado com a participação da comunidade educativa que, gentilmente, cedeu documentos/testemunhos com um autêntico valor histórico, pois documentam procedimentos que caíram em desuso.
A celebração deste dia lembra-nos que uma invenção com 3500 anos está a ser ultrapassada pelas novas tecnologias. Contudo, a história ensina-nos que, durante séculos, a escrita à mão foi uma arte que permitiu a difusão de ideias, a escrita de obras imortais, a assinatura de acordos internacionais e a declaração de amores intensos.
Apesar de ser cada vez menos utilizada, existem estudos que demonstram vários benefícios associados à escrita à mão, nomeadamente, a melhoria do desenvolvimento cognitivo das crianças e da alfabetização, da memória e do processo de aprendizagem. Para além disso, ajuda a ter uma maior capacidade de compreensão na leitura, facilita um melhor conhecimento da ortografia, favorece uma maior facilidade e fluidez na redação de textos e fomenta a criatividade e o relaxamento.