Voltar à listagem
11.5.2022
ILUSTRAÇÕES – Aguarelas de Joana Aaltonen

Será formalmente inaugurada no próximo dia 13 de Maio, pelas 18:00 horas, na Galeria Maria de Lourdes de Mello e Castro, na Escola Jácome Ratton, sede do Agrupamento de Escolas Templários, a VIII Exposição integrada no Plano Nacional das Artes.

 

A artista convidada é Joana Aaltonen, natural de Coimbra, que apresenta duas dezenas e meia de aguarelas elaboradas propositadamente para a ilustração do manual da nova disciplina do 1º Ciclo do Ensino Básico em vigor no Agrupamento de Escolas Templários, “História e Tradições de Tomar”, da autoria de Carlos Trincão.

 

Os trabalhos expostos são: Anta de Vale da Lage; Aqueduto dos Pegões; Boi; Cabeceira de sepultura; Carroça do Barrela; Castelo e Gualdim Pais; Castelo e vila intra-muros; Estaus; Fábrica e açude da Matrena; Feira renascentista; Hospital de S. Brás; Irmã do Templo; Janela dos Estaus; Muçulmano; Nau das Descobertas; Ponte Velha; Porta de Santiago; Povoado Neolítico; Roda do Mouchão; Santa Iria; Sinagoga; Templário; Tóma-lo!.

 

Joana Aaltonen é sobrinha-neta do pintor conimbricense Eduardo Brito (já falecido), estudou Música na Escola de Música Canto Firme, Associação de Cultura de Tomar, fez parte do Coro Adulto dessa Associação Cultural, frequentou o Curso de Artes da Escola Secundária Santa Maria do Olival, e com amigos e colegas do Instituto Politécnico de Tomar, enquanto frequentava respectivo Curso de Conservação e Restauro, fez parte, em 2008, do PROJECTO GALERIA NÓMADA, onde expôs desenhos seus.

 

A Ilustradora, em 2003, desenhou e ilustrou o livro destinado a crianças, "Pelos caminhos dos Tabuleiros", de Lisete Conceição, numa edição patrocinada pela Comissão da Festa dos Tabuleiros desse ano, participou na ilustração do livro de poesia “Tomar, um Rio de Vida ", de Graça Arrimar", é a Autora das capas dos livros de Carlos Trincão: "A Festa é um romance", "Âmbar" e "Iria, uma fantasia visigótica" e faz trabalhos em aguarela, tinta acrílica, pintura em vidro e técnica mista.

 

Vive em Tampere, Finlândia, desde 2011, onde constituiu família.

 

Também a Câmara Municipal entendeu que os trabalhos fossem objecto de uma outra exposição por altura da abertura do ano lectivo 2022/23, na Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca, coincidindo com a distribuição dos manuais, a cargo da Autarquia.

 

Voltar à listagem