Voltar à listagem
11.6.2024
Mais uma Semana Cultural!

Mais uma Semana Cultural!

A 9.ª Semana Cultural do Agrupamento de Escolas Templários, que se realizou nos dias 3 e 4 de junho, foi um marco de abertura do Agrupamento à sua comunidade, durante a qual foram realizados mais de 100 diferentes workshops em colaboração com mais de 50 parcerias regionais e nacionais. Para além de Instituições que dispensam apresentações, como o Banco de Portugal, Deco Jovem, Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Universidade de Coimbra, foram muitos os encarregados de educação que vieram às escolas dos seus educandos partilhar os seus conhecimentos. Com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e da Câmara Municipal de Tomar, este evento realizou-se no âmbito do Plano Nacional das Artes, Plano Nacional de Cinema, Bibliotecas Escolares com a ajuda preciosa da Associação de Cultura - Canto Firme, Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, diversos cursos profissionais, incluindo Intérprete/ator/atriz, Instrumentistas de Sopro e Percussão, Cordas e Tecla, Companhia de Teatro Templários, Ágora e Rádio Templários.

 

Foram realizados cerca de 10 espetáculos e exibição de filmes e mais de 100 workshops nas áreas STEAM para a operacionalização de um currículo mais flexível e integral. Nesta altura as aulas têm um formato mais informal, alinhadas com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e com as orientações do Agrupamento para Cidadania e Desenvolvimento. Nestes dias com sabor a festa, a equipa de alunos Voluntários Templários, coordenados pelos alunos Rúben Bastos e Diana Nunes, não tiveram descanso. Foram cerca de 100 alunos voluntários que organizaram as diferentes atividades nas suas Escolas. 

No Agrupamento de Escolas Templários procuramos contribuir para uma sociedade mais colaborativa, tolerante e cooperante em que todos partilhamos a responsabilidade da construção das futuras gerações. Este evento tem o objetivo de desfazer as fronteiras da Escola, promover a imaginação e a criatividade, que são motores da inovação, para que os nossos jovens possam ser capazes de fazer frente aos desafios do séc. XXI.  As semanas culturais do Agrupamento de Escolas Templários são um verdadeiro fator de coesão social para a região, de estrutura para a manutenção da paz e de salvaguarda do nosso património material e imaterial.

Voltar à listagem