Voltar à listagem
12.5.2022
Projeto Essência | Ser Humanidade

No dia 10 de maio pelas 16:30 na Biblioteca Municipal de Tomar, o AET – Agrupamento de Escolas Templários apresentou, em conferência de imprensa, o projeto Essência|Ser Humanidade: Semana Cultural da Criança e do Ambiente.

 

“Juntos somos mais fortes e vamos mais longe” referiu a vereadora da cultura da Câmara Municipal de Tomar, Filipa Fernandes, atestando deste modo o envolvimento e apoio das instâncias autárquicas e doutros parceiros na consecução desta iniciativa. Foi com clara emoção que mencionou o “trabalho extraordinário que vem sendo realizado pelo AET em prol da cultura e do desenvolvimento do Concelho de Tomar”.

 

O Diretor do AET, professor Paulo Macedo, regozijou-se pelo arranque do Projeto e enalteceu a ideia da professora coordenadora e a iniciativa da Junta da Freguesia Urbana de Tomar. Elogiou também o empenho dos docentes do Curso Profissional de Artes, nomeadamente da professora Inês Cúrdia. Palavras especiais e de incentivo receberam os alunos das Artes que realizaram muito e interessante trabalho agora exposto nas paredes da sala.

 

A propósito, o Diretor Paulo Macedo realçou ainda o facto extraordinário de o Agrupamento Templários ter sido escolhido como um dos nove agrupamentos de escolas a nível nacional para organizar a Bienal Arte e Educação 2023.

 

Augusto Barros, presidente da Junta de Freguesia Urbana de Tomar, lembrou a importância da cultura e a virtuosidade do presente projeto que, infelizmente, foi abrangido temporalmente pelo lavrar da terrífica guerra na Ucrânia.

 

A técnica da Junta Urbana, Tânia Ferreira, expôs as várias atividades a desenvolver de 31 de maio até 15 de junho, em que o Projeto Essência irá conjugar três áreas distintas: o Dia da Criança, o Dia do Ambiente e a Semana Cultural do AET. Nestas atividades, eventos e workshops irão participar várias entidades como sejam a Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa (com a Professora Amélia Bentes), Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, Canto Firme, Fatias de Cá, etc. Destaque para a participação especial no espetáculo “Poemas da Liberdade” de um grupo de refugiadas afegãs (Orquestra Zohra) que, no dia 3 de junho, irão interpretar um conjunto de músicas tradicionais da sua terra. Alguns espetáculos são gratuitos e outros terão bilhetes, com realce do bilhete/donativo para o espetáculo “Poemas da Liberdade” cujos fundos reverterão para as raparigas refugiadas afim de comprarem os instrumentos musicais que não têm (pois deixaram-nos na sua terra ao fugirem dos talibãs).

 

Por fim, a aluna vencedora do concurso para a imagem do Projeto, explicou e apresentou o seu trabalho, com evidente deleite de todos os presentes. Nesta altura ficou inaugurada a primeira exposição coletiva dos dois alunos vencedores (Margarida Neves e Vitor Rodriw) estando convidada toda a comunidade educativa e público em geral para visitar tal exposição no 1º.piso da Biblioteca Municipal.

 

O presente encontro com a comunicação social foi encerrado com um belíssimo beberete confecionado por alunos do Centro de Formação do Instituto de Emprego e Formação Profissional de Tomar.

Voltar à listagem