Voltar à listagem
14.4.2023
Projeto Learning From the Extremes

O Projeto Learning From the Extremes,  começou em fevereiro de 2022 visa oferecer uma visão do que pode ser alcançado com investimento adequado em infraestruturas, ferramentas e conteúdo de TIC, juntamente com um Roteiro de Inovação Escolar Rural, para as escolas dos meios rurais. É um Projeto Cofinanciado pela União Europeia e que envolve mais de 100 escolas rurais de 10 países europeus (Grécia, Portugal, Chipre, Croácia, Irlanda, Finlândia, Bulgária, Romênia, Itália, Espanha). O projeto Learning from the Extremes é coordenado pelo Instituto de Política Educacional do Ministério da Educação e Assuntos Religiosos da Grécia e em Portugal a sua representação e coordenação é feita pelo NUCLIO.

 

Neste âmbito o Agrupamento de Escolas Templários reuniu uma equipa de docentes, coordenada pela docente Alexandra Oliveira, que preparou e apresentou um proposta de candidatura ao referido projeto, tendo a mesma sido aprovada. Estão envolvidas na participação a EB1/JI de Junceira, EB1/JI da Serra, EB1/JI de Olalhas, EB1/JI de Curvaceiras e JI do Fetal. A aprovação da candidatura  envolve um financiamento que permitirá equipar as escolas dos meios mais remotos com meios tecnológicos e informáticos que lhes permitirão reduzir as desigualdades de acesso ao digital, face a outras escolas mais equipadas. Os principais objetivos da participação das escolas e jardins no projeto, são a utilização dos meios tecnológicos e digitais para criar espaços de aprendizagem mais modernos e cooperativos, criar uma rede de partilha de recursos e de apoio entre todos os envolvidos, criar plataformas de conteúdos que enriqueçam a aprendizagem, permitir a troca de experiências entre as várias escolas e jardins.

 

Foi criada uma plataforma de partilha de conteúdos e de aprendizagem colaborativa, acessível a todos os elementos envolvidos e respetivas comunidades, designada por TOMARONEXTREMES

 

No dia 25 de fevereiro, decorreu o 1º encontro nacional das  Escolas LfE Portuguesas e contou com a presença de 46 diretores e professores LfE. Este evento deu oportunidade às escolas de apresentarem os seus projetos e de se conhecerem. O NUCLIO apresentou vários recursos e projetos que podem ser relevantes para as escolas LfE. O encontro foi acolhido pela EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira, em Tomar.

 

O desenvolvimento de atividades relativas ao Projeto LFE, vai continuar a decorrer ao longo do ano letivo, contanto com uma participação muito proativa dos docentes envolvidos, bem como dos alunos e comunidades escolares e locais.

 

https://padlet.com/tomaronextremesaet/tomaronextremes-lbygpf5hwsm54fw3

 

Voltar à listagem