Voltar à listagem
14.11.2022
São Martinho – um soldado que ouviu a voz do coração | BE António Torrado

São Martinho – um soldado que ouviu a voz do coração

No dia onze de novembro, um corajoso e valente soldado repartiu a sua capa com um mendigo necessitado. Assim, um milagre aconteceu. As nuvens que viajavam pelo céu, desapareceram e o sol rompeu! Neste dia, as castanhas vão estalar e vai ouvir-se em todo o lugar: “Quentinhas e Boas!”

A tradição e os valores patrimoniais da cultura popular são assinalados na Biblioteca Escolar António Torrado, da Escola EB 2,3 Gualdim Pais - Agrupamento Templários de Tomar, na qual está patente uma pequena exposição em que vários artefactos (Cesta com marmelos, dióspiros, romãs, espiga de milho; panela de ferro ao lume para assar castanhas, não faltando o saco de chita (cheio de castanhas), o fole para atiçar o lume, a peneira para peneirar a farinha com a qual se farão as broinhas, o garrafão da jeropiga/água pé, nozes e amêndoas para britar à lareira.

O mais importante? O espírito inter-geracional através do qual se preservam valores como a Solidariedade, a Empatia pelo outro, a Amizade. Uma Lição de Moral intemporal subjacente à Lenda de São Martinho, na qual um valente soldado ouviu a voz do seu coração!

Voltar à listagem