Teatro-Debate sobre “SAÚDE MENTAL”
No dia 5 de dezembro as turmas do 10ºI e do 12ºO assistiram a uma sessão de Teatro-Debate sobre “Saúde Mental”, no âmbito do Programa Cuida-te + Dispositivo 2.2 Educação para a Saúde, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Este programa tem como objetivo principal a promoção de comportamentos saudáveis, criando um “espaço” para os alunos compartilharem opiniões e refletirem sobre esta temática.
Nesta sessão, “cada participante é convidado a construir a acção, desconstruindo a realidade. Um espelho que reflete as possibilidades do futuro a partir das escolhas do presente, antes que elas se tornem num problema.”
A companhia de teatro BAAL 17 composta por Carolina Carvalhais, Rolando Galhardas, Joana Rosa, Gonçalo Romão e Luís Bonito, após a apresentação dos personagens, alunos de uma escola assistimos à cena inicial que retratava o relacionamento entre os personagens, fornecendo pistas para potenciais conflitos. Em cada cena houveram momentos de debate com os alunos, uma vez identificados os problemas apresentados, estes foram incentivados a apresentar soluções para os resolver. A cena final foi o resultado de tudo o que foi discutido e pretendeu encontrar formas de enfrentar as dificuldades antes que estas se agravem e se transformem em problemas muito mais sérios. Durante a peça foram fornecidos dados sobre saúde mental da Europa e do mundo para que soubéssemos que é um assunto a tratar com seriedade e no tempo certo. Ficámos mais atentos e conhecedores das consequências da nossa "negligência" quando não conseguimos perceber os sinais daqueles que estão mesmo ao nosso lado.
O Programa Cuida-te, visa a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável. Apoia os jovens nas seguintes áreas de intervenção: Saúde mental e bem-estar emocional, como eixo central, Corpo e atividade física, Alimentação, Sexualidade e Comportamentos aditivos.
Não nos devemos esquecer que:
“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. (OMS)
Sabes que podes ter apoio gratuito, anónimo de Psicologia através do IPDJ?
Para mais informações consulta os sites: